O que significam seges, berlindas e liteiras?
SEGE = carruagem alta de duas rodas
BERLINDA = A esta palavra vem do alemão Berline, é uma carruagem leve, rápida de quatro rodas.
Foi concebida por volta do ano de 1670 para o rei Frederico Guilherme I, de Brandemburgo.
A carruagem ficou com o nome da capital de Brandenburgo, atualmente capital da Alemanha, Berlim.
"O Brasil só conheceu a berlinda a partir da segunda metade do século XVIII, mas apenas o Vice-rei, os funcionários mais graduados da Justiça e da Fazenda e um ou outro proprietário rural abastado podiam dar-se ao luxo de adquirir e manter veículo tão dispendioso e de circulação tão restrita, devido ao tipo das ruas, estreitas e de calçamento irregular."
LITEIRA (não confundir com leiteira)
Uma liteira é uma cadeira portátil, aberta ou fechada, suportada por duas varas laterais. É transportada por dois liteireiros ou dois animais, um à frente e outro atrás. As liteiras eram muito utilizadas como meio de transporte de personalidades abastadas na Roma Antiga; funcionavam como hoje em dia trabalham os táxis. Normalmente eram escravos e não animais que a suportavam para minorar a confusão das vias de comunicação da metrópole romana na Antiguidade.
Um liteireiro é o condutor da liteiras. Na Roma Antiga os liteireiros eram escravos que transportavam nas liteiras dos seus amos, ou as pessoas que os solicitassem e pagassem o preço pré-estipulado. Os liteireiros podiam ser substituídos por animais no transporte das liteiras.